OFICINAS GRATUITAS
Inscrição e seleção mediante envio e análise de currículo para oficinascena2010@gmail.com até o dia 19/8.
Resultado divulgado em 22/9.Selecionados serão comunicados por email.
25 a 29/8 - 10 às 13 horas
DO CHUVEIRO PARA O PALCO, CURTA A DISTÂNCIA
Oficina de canto com Tato Fischer (SP)
O objetivo da oficina é colocar todos cantando, buscando o equilíbrio emocional, a auto-estima, a auto-confiança, a segurança, a criatividade, o desbloqueio psico-emocional, conseguindo assim a prontidão para cantar no palco.
Tato Fischer é músico, ator e diretor teatral, compõe e faz direção musical e preparação de atores. Pós-graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu-SP, bacharelado e licenciado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCSP), pianista pelo Conservatório Musical de Lins/SP, fundador do Conjunto Secos & Molhados.
26 a 28 /8 - 14h30 às 18h30 horas
DO SILÊNCIO À PALAVRA
Oficina de técnica vocal com Boris Villar (Cuba)
A oficina visa desenvolver habilidades vocais imprescindíveis para um desempenho cênico orgânico e virtuoso. A voz do ator é um espaço aberto à exploração da potencialidade individual e grupal, além de uma bússola para a criação do personagem dramático.
Boris Villar é dramaturgo e diretor geral e artístico da Companhia Teatro Viento de Água, de Cuba. É Licenciado em Artes Cênicas com especialização em Teatrologia e Dramaturgia pelo Instituto Superior de Arte de Havana. Seus espetáculos têm sido apresentados na Alemanha, Venezuela, México, Argentina e Cuba.
30/8 a 3/9 - 10 às 13horas
O OLHAR DO MEIO: PALCO E PLATÉIA
Oficina de crítica e apreciação teatral com Eberto Garcia Abreu (Cuba)
A oficina propõe um exercício crítico criativo a partir da leitura de alguns dos espetáculos em cartaz no Festival e de material teórico disponível. Os participantes serão convidados a construir um discurso a partir do que assistirem, considerando informações teóricas sobre teatro, sobre crítica e modelos de dramaturgia.
Eberto Garcia Abreu é professor titular de História e Teoria do Teatro no Instituto Superior de Arte de Cuba. É crítico e investigador teatral e membro da Rede Latino-Americana de Promotores Culturais.
28 e 29/8 - 14 às 17 horas
TÉCNICA DE TREINAMENTO DO ATOR
Borja Ruiz - Kabia, Espacio de Investigación Teatral (Espanha)
A oficina é baseada nas técnicas de treinamento dos atores do grupo Kabia, criado em 2006, com foco em dois elementos-chave: a estrutura corporal, entendida como informação dramática e a modulação de energia proveniente das idéias de Rudolf Laban, e o aspecto vocal, durante o qual a atriz Maria Goirizelaia conduzirá os participantes através do treinamento com a respiração, ritmo e ressonadores.
Borja Ruiz é ator, diretor do grupo Kabia e escritor do livro “El arte del actor en el siglo XX - Un recorrido teórico y práctico por las vanguardias”, ganhador do I Prêmio Internacional Artezblai de Investigação em Artes Cênicas (Espanha).
28 e 29/8 - 13 às 17 horas
OFICINA DE TREINAMENTO - IMPROVISAÇÃO
Ana Teixeira - Cia Amok Teatro (RJ)
A oficina objetiva desenvolver a expressão dramática do ator através de uma prática que articula treinamento e improvisação. O treinamento inclui trabalho físico e vocal.
Ana Teixeira formou-se em dança com Angel Vianna, de quem foi também assistente. Estudou na Escola de Mímica Corporal Dramática em Paris. Em 1998, funda a Cia. Amok Teatro junto com o ator Stephane Brodt. O participante deve ter, no mínimo, 18 anos e ter feito pelo menos um ano de estudos em artes cênicas.
1 e 2/9 - 14 às 17 horas e 3/9 das 10 às 13horas.
OFICINA INVESTIGAÇÃO DO MUNDO DO ATOR-PALHAÇOISH Theater (Israel)
A oficina terá como foco o treinamento físico do ator. Cada dia será dado por um integrante diferente do Ish Theater. Que abordarão dinamicas de improvisação física que englobam o mundo do teatro e da dança, exploração da expressão física e emocional através da máscara e a criação de personagens excêntricos.
4 e 5/9 - 10 às 13 horas
PREPARAÇÃO DO ATOR E ESTRUTURAS PARA IMPROVISAÇÃO
Tica Lemos da Cia NovaDança (SP)
A oficina vai trabalhar com as bases da educação somática, que são os métodos que abordam o ser humano na integridade do seu ser, corpo, mente, psique, emoção e espírito. A respiração é o carro chefe de toda a atenção, o que sustenta, o que corre por baixo, pelos entres. O que sinaliza nossa expansão, retração, presença ou ausência. Consciência Corporal/ Pensamento Corporal, Respiração, estratégias - Pausas/Aterramentos.
Tica Lemos é graduada pela School for New Dance Development em 1987, na Holanda. Uma das introdutoras do contato-improvisação no Brasil. Recebeu o Prêmio APCA/SP como melhor intérprete. Responsável pela cadeira de improvisação da Faculdade de Dança da Universidade Amhembi / Morumbi de 2000 a 2004. Uma das fundadoras do Estúdio Nova Dança e da Cia. Nova Dança 4, atuando como diretora, professora e intérprete em mais de 25 anos de carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário