domingo, 7 de fevereiro de 2010

Esquadrão da vida


Esquadrão da vida

A história da trupe teatral Esquadrão da Vida (EV) confunde-se com a história de Brasília. Fundado em 1979, o EV foi pioneiro na abordagem de temas que marcariam a vida cultural brasileira das décadas seguintes: o resgate e a valorização da cultura popular; a denúncia da exclusão de parte importante da população dos espaços culturais tradicionais; a subversão bem-humorada do espaço público; a conscientização ecológica; e a pesquisa gestual de um teatro liberto do academicismo, que incorpora elementos expressivos das festas populares e de saltimbancos como acrobacia, música e dança.

No dia 31 de dezembro de 2009 o grupo completou 30 anos de existência, já que foi em 31 de dezembro de 1979 que saiu pela primeira vez pelas ruas da capital com sua Guerrilha do Bom Humor. Sempre atento a questões políticas e sociais, o Esquadrão da Vida surge da inversão bem humorada dos esquadrões da morte que agiam livremente durante o regime militar, e aponta para uma outra dimensão de luta – a do bom humor, da fraternidade e da libertação do homem por meio da conscientização de que uma outra agenda, mais positiva, é possível.

Entre 1979 e nosso tempo, houve a redemocratização e, com ela, uma atualização do espetáculo Guerrilha do Bom Humor – uma intervenção teatral-musical-acrobática-lírica do Esquadrão da Vida – para os moldes que ele apresenta hoje. Com o ritmo acelerado das metrópoles, a intensificação do trabalho e a desigualdade que gera insegurança e transforma o outro em um potencial foco de ameaça, o espaço de comunicação vai-se fechando cada vez mais - alienando as pessoas do contato direto com seu semelhante.

Ao comemorar seus 30 anos de existência, o Esquadrão da Vida quer mostrar que continua querendo que a alegria desarme a sisudez hipócrita e mórbida da sociedade atual; quer dizer que continua trabalhando para isso e para que um de seus gritos - ÉTICA NÃO É TITICA! – seja ouvido, engolido, mastigado e digerido, mostrando que é com alegria e bom humor que poderemos vencer essa crise que está aí. Quer homenagear seu criador Ary Pára-Raios. E quer, finalmente, convocar Brasília para um grande cortejo de alegria: ABAIXO O BAIXO ASTRAL!!!

Ficha técnica:

Direção: Maíra Oliveira

Com os atores-músicos-acrobatas: Caísa Tibúrcio, Gabriel Preusse, Joana Vieira, Maíra Oliveira, Rosana Loren e Vinícius Santana.

Um comentário:

  1. Ê Marcita, só agora to vendo o video po....
    A qualidade ficou legal einh!
    Mas t vendo umas coisas aí q pelo amo de Deus cara.... tenho q melhorar JÁ!
    um beijão!

    ResponderExcluir