sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Encontros - Cena Contemporânea

CENACONTEMPORÂNEA2010
Festival Internacional de Teatro de Brasília

ENCONTROS
Os encontros são abertos ao público e dispensam inscrição prévia.

O ATOR NO SÉCULO XX – A Técnica como Necessidade Estética (Espanha)
28/8 às 10horas
Local: Auditório 2 do Museu da República (Complexo Cultural da República)
com Borja Ruiz - Grupo Kábia e mediação de Carlos Gil - Revista ArtezA conferência de Borja Ruiz é uma conversa audiovisual derivada do livro "A arte do ator no século XX", publicado pelo mesmo autor no Artezblai Editorial. Apoiado por imagens e vídeos, Ruiz analisa algumas técnicas de treinamento do ator, mais importantes do século XX desde Stanislavski até Anne Bogart. Enfatizando que qualquer técnica de atuação tem sido principalmente um meio para definir uma ética e uma estética a linguagem teatral.

Grupo Las 4 Esquinas (Espanha)
1/9 - às 15 horas
Local: Auditório 2 do Museu da República (Complexo Cultural da República)
Os atores do espetáculo El Jardim del Mundo, Maite Vallecillo, Francisco Blanco e Esteban García e a diretora Meme Tabares num bate-papo sobre o trabalho de composição e pesquisa do grupo Las 4 Esquinas.

A Importância do Direito Autoral para o Teatro
2/9 - às 15 horas
Local: Auditório 2 do Museu da República (Complexo Cultural da República)
Encontro com Guilherme Amaral, representante da ABRAMUS – Teatro & Dança que é o departamento da Associação Brasileira de Música e Artes. O objetivo do encontro é estabelecer um contato com artistas e autores do meio teatral para esclarecer dúvidas acerca dos direitos de autor, licenciamento e cadastro de obras além da explanação sobre o funcionamento da lei 9610/98 e tirar dúvidas sobre o processo de liberação de obras dramático-musicais para projetos de teatro e dança.

Território de Risco em Debate (DF)
3/9 - às 14 horas
Local: Auditório 2 do Museu da República (Complexo Cultural da República)
Encontro com os grupos Cia B de Teatro, Teatro de Açúcar, Teatro do Concreto, Sutil e SAI para discussão sobre os processos artísticos desenvolvidos na criação dos trabalhos apresentados no projeto 50 em 5. Entre as questões a serem discutidas, estão: Que visão de Brasília cada grupo evidenciou? Como avalia a relação da obra em processo com o público? Como foi pensada a relação com o espaço? Como se concretizou o diálogo entre teatro e outras linguagens na pesquisa do grupo? O que a partipação no Território de Risco apontou de novo para a continuidade dos trabalhos?

Palestra Panorâmica sobre a Organização Política do Teatro Cearense
3/9 - às 14 horas
Local: Auditório 2 do Museu da república (Complexo Cultural da República)
Com o diretor de teatro Thiago Arrais, formado pela UFRJ e mestre pela USP, que trabalhou com diretores como Zé Celso, Aderbal Freire-Filho, Antônio Abujamra, entre outros. Atualmente reside em Fortaleza onde atua no Movimento Todo Teatro é Político - Pró- Cooperativa Cearense de Teatro.

Palavra no tempo: Viagem à Laguna Negra. História e Lenda.
3/9 - às 18h30
Local: Auditório da Biblioteca Nacional (Complexo Cultural da República)
O ator espanhol Abel Vitón fala sobre o processo de trabalho de dramaturgia à partir da obra do poeta Antonio Machado, destacando os poemas escolhidos para a criação do espetáculo As Terras de Alvargonzález.

Nenhum comentário:

Postar um comentário