sexta-feira, 2 de abril de 2010

Anita Malfatti - 120 anos de nascimento

Conheci Anita Malfatti. Anita ora intensa mostrando sua real pintura, ora, escondendo sua personalidade em pinturas clássicas. Traços fortes, linguagem bem peculiar de pintar. Cada quadro passa uma sensação diferente. Uns me davam um vazio não da obra que eram belíssimas, mas um vazio interno que não consigo explicar agora, talvez fosse meu estado de espírito no dia que não era uns dos melhores. Cada detalhe impresso em suas obras remetia a algum significado que me fazia refletir sobre elas. Uma em especial me fez rir descontroladamente. Não sei se essa era a intenção de Anita, mas me contaminei sem pudores pelo quadro tão simples. Os corpos nus em suas obras, embora fossem com poucos traços e formas expressavam uma vitalidade impressionante. Conheci várias Anitas em uma só pessoa, mas as que mais me marcaram foram à oprimida por sua sociedade machista e pelos os críticos de merda que desmereceram suas obras, e por sua vez, a Anita libertadora que pintava o que realmente queria expressar. De fato uma mulher há seu tempo sobre tudo intensa.

Anita Malfatti - 120 anos de nascimento

1 Abr a 25 Abr
Local: Galeria 1
Horário: Terça a domingo, das 09h às 21h

Exposição com cerca de 120 obras entre trabalhos a óleo, desenhos, pastéis e aquarelas, abrangendo todas as técnicas utilizadas pela artista e que contempla as várias fases da trajetória de Anita que, de certa forma, relatam e ilustram a história das artes plásticas no País, do final do século XIX até meados do século XX.
Curadoria: Luzia Portinari Greggio.

SERVIÇO:
Data: De 23 de fevereiro a 25 de abril
Visitação: Terça a domingo, das 09h às 21h
Local: Galeria 1
SCES, Trecho 2, lote 22
Agendamento de visitas monitoradas: Segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: (61) 3310-7480 e 3310-7420
Recepção/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h
Telefone: (61) 3310-7087
Entrada Franca
Classificação: Livre

Não percam está linda a exposição se não Anita vai puxar seus pés!

2 comentários:

  1. Eu também visitei esta exposição. Belissima. Belissima. Não moro em Brasilia. Estava de passagem e fiquei impressionada. Só por curiosidade: qual obra fez vc rir?
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Agora não me lembro o nome da obra. Tenho dificuldades em decorar nomes. Mas, era uma que tinha um arco colorido em cima. Pareci, na minha opinião,que destoava do resto da obra. O engraçado que ao mesmo tempo que ri outra pessoas riu no mesmo momento. Mas o meu riso não foi de descaso! Entende? Foi de apropriação e contaminação da obra.O que eu adorei!
    Valeu por sua presença aqui.
    Beijossssss

    ResponderExcluir